A que se propõe este site



"A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja" (Encíclica Ecclesia de Eucharistia, de João Paulo II).

Quem teve a felicidade de descobrir o tesouro escondido da Eucaristia não mais se contenta com a privação dos tempos em que 'ir à missa' pouco passava de uma obrigação, um bom hábito.

Só os olhos da fé permitem-nos alcançar o significado estupendo desse mistério, que resume tudo o que Deus planejou desde sempre para a salvação dos homens.

Portanto, iluminados pela fé, podemos dizer como os discípulos de Emaús: "Mane nobiscum Domine", Fica conosco, Senhor!, título de uma carta apostólica do grande Papa João Paulo II.

A missa é mais do que os olhos veem, porque naquelas humildes espécies do pão e do vinho faz-se presente a latens Deitas, a Divindade escondida, do magnífico hino "Adoro te Devote", escrito por São Tomás de Aquino.

A missa é mais do que a mente humana pode imaginar, porque aqui, diante do mistério, cede a razão à luz da fé, pois nada há de precioso que não esteja presente em abundância naquele Alimento que nos é oferecido no altar, nada há que nos seja propício que não esteja contemplado no sacrifício trazido presente pela Eucaristia.

Por fim, a Eucaristia é mais do que o homem um dia poderia sonhar pedir para si: sendo pecador, ser alimentado pelo próprio Deus, tornando-se um com Ele, antecipando a fruição da arrebatadora alegria infinita de ver a Deus como Ele é, quando o véu do tempo se desfizer.

A Eucaristia é, portanto, o dom por excelência.

O sentimento de quem encontrou esse tesouro é de perplexidade e de uma gratidão dolorosa, porque há de saber-se sempre desmerecedor de tão grande prova de predileção divina. Dolorosa, porque não se pode afastar da constatação do tempo perdido, dos dias vividos longe de tão grande riqueza, sentimento que tornam familiares para nós as palavras de Santo Agostinho: "Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova".

A proposta deste site não é outra senão oferecer ao internauta da Arquidiocese de Olinda e Recife condições de encontrar a 'sua' missa, a missa ao seu alcance. Na medida do possível, manteremos permanentemente atualizadas as informações acerca dos horários e locais das missas celebradas, com endereços e telefones para contato.

Onde confessar

Locais e horários com sacerdotes disponíveis para ouvir confissões

Página do Pe. Paulo Ricardo


estrutura da missa

a liturgia eucarística parte por parte

Abusos litúrgicos

Saiba separar o joio do trigo em termos de liturgia

Glossário litúrgico

Conheça os nomes dos símbolos e objetos utilizados na nossa liturgia



Nossa madrinha

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós e por todos os que visitarem nosso site!